Sesapi lança campanha Agosto Dourado de incentivo à amamentação
02/08/2019 11:29

Campanha visa emponderar famílias e incentivar à amamentação

A Organização Mundial da Saúde acredita que o aleitamento materno é a maneira ideal para fornecer às crianças os nutrientes que necessitam para um desenvolvimento saudável. Para conscientizar pais e familiares sobre a importância da amamentação, a Secretaria de Estado da Saúde (sesapi), lançou nesta quinta-feira (1º), na Maternidade Dona Evangelina Rosa, a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que faz parte do Agosto Dourado, que neste ano quer emponderar famílias e incentivar à amamentação.

 “Serão diversas atividades durante este mês de agosto, sintonizadas com as autoridades de saúde do mundo todo. Nós temos que estimular todas as famílias, da grande função para a saúde pública, para a saúde do seu filho, que é o aleitamento materno. Importante também ressaltar a participação do pai, neste momento e de toda a família, no auxílio a mãe que está amentando”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, que na oportunidade entrogou certificados as mães, que fazem doações constantes ao Banco de Leite Humano da Maternidade Dona Evangelina Rosa. 

Além dos benefícios orgânicos, como a transmissão de anticorpos da mãe para o bebê, a amamentação pode evitar problemas fonoaudiológicos, de respiração, audição, deglutição e psicomotoras. A auxiliar de vendas, Luana de Sousa, doadora de leite materno, desde que a pequena Heloísa de três meses nasceu, afirma que é gratificante poder ajudar outras mamães, na alimentação de seus bebês.  “Infelizmente na minha primeira gravidez eu não pude amamentar, nem doar leite, mas nesta segunda eu tive essas duas felicidades. Espero que outras mães também se conscientizem da importância da doação do leite materno, que pode salvar muitas vidas”, lembra.

A Sesapi também realizará atividades, da Semana Mundial do Aleitamento Materno, em outros municípios do Piauí. “Todas as regionais de saúde do Piauí foram acionadas para se mobilizarem, não só durante o mês de agosto, mas no ano todo, sobre a importância de se incentivar o aleitamento materno”, afirma a presidente do Comitê Estadual de Incentivo ao Aleitamento Materno e a Alimentação Infantil, Maria da Consolação Nascimento.

A coordenadora do Banco de Leite Humano da Maternidade, Vanessa Paz ressaltou  que "o Piauí tem muita coisa boa, mas o que tem de melhor é a sua gente.E vocês, mães doadoras são as melhores representantes dessa gente”, disse. Eu tô muito feliz nesse momento porque, como membro de um a união de esforços da equipe do Comitê Estadual", frisou

Já o diretor geral da maternidade, médico Francsico Macêdo ressaltou que  o aleitamento materno é essencial para o bebê. “ Igual a ele não tem igual.  Tem similar, parecido mas igual impossível”, comentou. O diretor destacou a atuação do Banco de leite Humano ( BHL) da MDER. “ A Maternidade Dona Evangelina Rosa, para o orgulho do Estado do Piauí, tem nas suas dependências o banco de leite humano que se destacou nacionalmente com padrão ouro pela rede global de aleitamento materno pelo terceiro ano consecutivo, demonstrando um trabalho responsável , de ponta para auxiliar a mãe alimentar seus filhos”. Macêdo sugeriu ao secretário de Estado da Saúde. Florentino Neto,  que fosse criado pontos de coleta de leite humano a exemplo do HEMOPI, tanto em Teresina como no interior do Estado.

Caio Costa e Letícia dos Anjos,  pais da Maria Vitória de 8 meses, destacaram a importância do aleitamento materno. Pais de primeira viagem, Caio participa ativamente dos cuidados com mãe e filha. “ Tenho certeza que isso é muito importante para as duas, a minha participação”, disse. Já Letícia falou da importância e da felicidade do ato de amamentar. “ Sei que só traz benefícios pra minha filha, que mama tantas vezes quer ( livre demanda). Somente há dois meses começou a ser iserido outros alimentos, mas , mesmo assim, continuo amamentando”, disse a mãe doadora

Como doar: 
Se você quer doar seu leite entre em contato com o Banco de Leite Humano da Maternidade  Dona Evangelina Rosa, ligue para 0800 280 2522ou 3228 -2022 e receba as orientações da  equipe do banco de leite humano.

FONTE: http://www.pi.gov.br/materia/saude/sesapi-lanca-campanha-agosto-dourado-de-incentivo-a-amamentacao-9184.html

Av. Mal. Castelo Branco, 201 - Cabral - Teresina/PI (86) 3133-3022 Copyright © 2019 - Assembleia Legislativa do Piauí