FMS vacinou 241 mil pessoas contra a gripe e doses continuam disponíveis em Teresina
17/07/2020 10:28

Mais de 241 mil teresinenses já se vacinaram contra a gripe e a Campanha de Vacinação prossegue em Teresina. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) continua disponibilizando as doses para os grupos prioritários enquanto durarem os estoques. O órgão alerta que a gripe é uma doença respiratória, causada pelo vírus influenza, e que em casos graves pode levar ao óbito.

Neste momento, a FMS está convocando especialmente os pais ou responsáveis a se dirigirem às 64 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centro de Saúde Lineu Araújo para vacinarem contra gripe as crianças de 6 meses a menores de 6 anos. A convocação é estendida aos professores de escolas públicas e privadas, gestantes e puérperas, que são mulheres no período de pós-parto (até 45 dias).

“As crianças fazem parte do grupo de risco, pois estão em desenvolvimento e o seu sistema imunológico encontra-se em formação. Se elas não tomam a vacina contra gripe podem ter a doença e o seu quadro de saúde agravado, precisar de leito de UTI, desenvolver pneumonia por contato com bactérias oportunistas, ter derrame pleural e bronquiectasia, entre outros problemas”, explica a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba.

“Já as mulheres grávidas ficam com o sistema imunológico enfraquecido, em razão das alterações hormonais e das mudanças no corpo. Para evitar complicações e problemas como gripe, elas precisam tomar a vacina, além de ir às consultas de pré-natal e se alimentar adequadamente. Quando elas se vacinam contra gripe protegem também o bebê”, pontua também a diretora.

Segundo o diretor de Atenção Básica da FMS, Kledson Batista, houve diminuição da cobertura vacinal em crianças e gestantes no Brasil e isso pode estar relacionado ao medo de irem aos postos durante a pandemia. “Mas isso não é justificativa para não se imunizar. Informamos também que as vacinas estão disponíveis em UBSs que não atendem pessoas com sintomas gripais, o que diminui significativamente o risco de contaminação do ambiente pelo vírus”.

“Nessas UBSs, adotamos várias medidas de segurança. Os locais são sanitizados, os servidores de saúde utilizam a paramentação adequada, os profissionais da limpeza seguem os protocolos da ANVISA e a entrada é controlada para evitar aglomeração. Pedimos que a população, ao se dirigir a esses locais, também utilize máscara, evite tocar nas superfícies e mantenha distanciamento de 2 metros das pessoas”, conclui Batista.

Essa vacina não tem eficácia contra o novo coronavírus e sim contra a gripe, causada pelos vírus Influenza A H1N1, H3N2 e Influenza B. Neste momento, a vacinação protege a população, evitando complicações de saúde e também ajuda a reduzir o número de doentes que procuram por Unidades Básicas de Saúde e hospitais, já bastante demandados por conta da pandemia da Covid-19.

CONFIRA ABAIXO A LISTA DE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE COM VACINA CONTRA GRIPE:

UBSs DA REGIÃO SUL:
1.Vila Confiança
2.Leônidas Antonio Deolindo (Saci)
3.Hugo Prado
4.Dr José Wilson Batista (Vermelha)
5.Maria de Jesus Carvalho (Porto Alegre)
6.Bruno Rafael Rodrigues De Sousa (Esplanada)
7.Dr Augusto de Castro (Km 07)
8.Dr Durvalino Couto (Bela Vista)
9.São Camilo (Lourival Parente)
10.Dr José Cândido/Carolina Silva