Uma nova versão da atendente virtual da Secretaria de Fazenda do Piauí, a Teresa, está disponível. Com a atualização, ela passa a tirar dúvidas sobre mais um serviço, o trânsito de mercadorias. O trânsito de mercadorias é um dos serviços mais demandados pelos contribuintes para atendimento. Os usuários poderão tirar dúvidas sobre nota fiscal retida, inscrição estadual irregular, bem como solicitar o boleto para pagamento do ICMS, dentre outros.

“A Teresa está bastante interativa, mas caso ela não compreenda a pergunta após três tentativas, orienta o usuário a falar com um atendente humano do Fale com a Sefaz”, explica o coordenador de atendimento da Sefaz, Wagno Linhares.

As perguntas podem ser feitas conforme estes modelos:

– Gostaria de saber porque minha nota fiscal está retida.
– Gostaria de saber o motivo da inscrição estadual estar irregular.
– Gostaria de saber o motivo da cobrança desse CVI.
– Solicito o boleto para pagamento do ICMS.
– Gostaria de saber como foi feito o cálculo deste imposto.
– Paguei o ICMS. Favor liberar minha mercadoria.
– Como fazer a baixa de CVI?

O chat de conversação com a atendente também foi atualizado e agora os assuntos estão agrupados por temas. Para conversar com a Teresa, acesse: www.sefaz.pi.gov.br/falecomasefaz e clique na imagem do chat no canto inferior direito da tela.

Na versão anterior, a Teresa já orientava contribuintes sobre como solicitar autorização de EFD, NF-e, BP-e, consulta de NFA-e, pagamento de DAR, recibo de DIEF, comprovante de recebimento de GIA-ST, declaração de ITCMD, CSFT, andamento de processos, pedido de isenção de taxa, dúvidas sobre IPVA e Programa da Nota Piauiense.