10-12-18 13:38

Conselho de Educação Física recebe homenagem na Alepi

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (10), uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado em homenagem ao Conselho Regional de Educação Física da 15ª região PI/MA (CREFI 15). A proposta para a realização da sessão foi do deputado Marden Menezes (PSDB), aprovada por unanimidade no Plenário da Casa.

O deputado proponente destacou e história até a criação do Conselho Regional e disse que o CREFI tem, na Assembleia, um aliado. “Eu sempre pratiquei esporte e reconheço a importância do profissional de educação física por isso o CREFI 15 tem nesta Casa um alado para que nenhum Projeto de interesse da categoria seja aprovado sem o crivo do Conselho”, disse o deputado. Marden Menezes ainda destacou que em 2018 foi aprovada a Lei 7.098 que acabou com a figura do leigo nas escolas ministrando aulas de educação física. “Nós também temos que ser responsáveis pela educação das nossas crianças. A prática de exercícios incorretamente pode acarretar danos a saúde física deles”, acrescentou.

A primeira vice-presidente do CREFI 15, Yula Meneses, agradeceu o apoio da Assembleia Legislativa nas causas do Conselho. “A partir do momento que nós temos um CREFI atuante nós temos uma sociedade mais protegida”, disse.

O Presidente do CREFI 15, Denys Marques Maia Queiroz, destacou a importância da atuação do Conselho para que a profissão de educação física seja mais atuante. Ele disse que um dos maiores desafios são diplomas falsos de instituições de ensino superior (IES) e pediu que uma CPI seja realizada para investigar essas ações. “Como podemos ter cursos na área da saúde a distância? Todos reclamam da automedicação, mas é importante também destacar que exercícios praticados sem orientação também são um risco para saúde”, disse. “O número de diplomas falsos que recebemos é enorme, de instituições que não são credenciadas. Queremos pedir aos deputados uma CPI para essas IES que estão distribuindo diplomas”, finalizou.

Denys Queiroz também anunciou a criação do CREI 21 Maranhão até o mês de maior de 2019. Compuseram ainda a mesa da sessão solene o 2º vice-presidente do CREFI 15 Antônio Carlos Cortez, o Conselheiro Francisco Braz, a representante de todos os Conselheiros do DREFI Denise Noleto e o Presidente do Sindicato das Academias do Piauí, Álvaro Moreira.
Larayssa

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (10), uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado em homenagem à criação dao Conselho Regional de Educação Física da 15ª Região PI/MA (CREFI 15). A proposta para a realização da sessão foi do deputado Marden Menezes (PSDB), aprovada por unanimidade no Plenário da Casa.

Larayssa Saldanha - Edição: Paulo Pincel