Parque ambiental, dia da água e do consumidor são temas de destaque na sessão
14/03/2019 13h26

Henrique Pires quer sinalização para evitar morte de animais
O deputado estadual Henrique Pires (MDB) usou a palavra na sessão ordinária de hoje na Assembleia Legislativa para destacar a blitz ambiental que acontecerá no Parque Encontro dos Rios, zona Norte de Teresina, no sábado (16) e vai alertar condutores de veículos sobre possíveis travessias de animais pelas vias. O S.O.S Fauna Poti quer evitar o atropelamento, principalmente dos chamados cágados de barbicha, uma espécie de tartaruga comumente encontrada nas regiões próximas ao rio Poti.
“Eu, como deputado, já solicitei por requerimento para que haja sinalização nas proximidades do Rio Poti, principalmente ali perto da Universidade Federal, para a travessia de animais. As capivaras estão andando ali dentro da Universidade para o Rio Poti e outro dia estava passando lá e vi que um carro passou por cima de um cagado. É de grande importância a sinalização e o trabalho feito pelo S.O.S Fauna Poti com a realização desse evento que pretende informar sobre os cuidados para evitar atropelamentos de animais e conscientizar sobre a importância da preservação da fauna”, disse o deputado.
Segundo o parlamentar, a organização do ato informou que haverá distribuição de panfletos com a Lei de Crimes Ambientais e adesivos, entre outras ações educativas. As atividades fazem parte das ações do Instituto Socioambiental Cabar, em prol da defesa e sustentabilidade da fauna silvestre.

O deputado estadual Henrique Pires (MDB) usou a palavra na sessão ordinária de hoje (14) para destacar a blitz ambiental que acontecerá no Parque Encontro dos Rios, zona Norte de Teresina, neste sábado (16).  Ele explicou que a ação visa alertar condutores de veículos sobre possíveis travessias de animais pelas vias. A entidade S.O.S Fauna Poti quer evitar o atropelamento, principalmente dos chamados cágados de barbicha, uma espécie de tartaruga comumente encontrada nas regiões próximas ao rio Poti.

Dia Mundial da Água - Henrique Pires também parabenizou o Presidente da República Jair Bolsonaro pela campanha do Dia Mundial da Água. O presidente informou que o Ministério do Meio Ambiente usará uma armação de metal em formato de tubarão-baleia como símbolo de uma campanha de combate à poluição marinha. O tubarão, com 15 metros de comprimento, será preenchido com lixo retirado do mar.“É muito triste. Nós podemos ver em todos os programas de documentário mostrando o que acontece com o lixo que nós humanos jogamos nos rios, que chegam aos mares e a quantidade de animais que sofrem e morrem com o lixo”, completou Pires.

Dia do Consumidor – Henrique Pires também convidou todos os colegas parlamentares e a população para a inauguração do PROCON Municipal, que funcionará na Avenida João XXIII, próximo ao balão do São Cristóvão, onde funcionava a SDU/Leste. A ação é da Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec).O deputado também registrou o encontro do Governador Wellington Dias com o presidente nacional do Sebrae, João Henrique de Almeida Sousa que discutiram sobre as exportações dos produtos produzidos pelos empresários de pequeno porte do Piauí.

Laryssa Saldanha - Edição: Katya D'Angelles