Segurança pode ter programa educativo mirim para 400 jovens
13/12/2018 12h58

 

 

A deputada Flora Izabel (PT) apresentou na Assembleia legislativa o Indicativo de Projeto de Lei (nº 04 de 17 de abril de 2018) que cria o Programa Sócio- Educativo – Preventivo Mirim Cidadão no âmbito da Secretaria de Segurança Pública para crianças e adolescentes em situação de déficit social. O projeto está sendo apreciado nas comissões técnicas.


A finalidade é atender menores na faixa de 07 a 17 anos de idade que vivem sem acesso à educação, saúde, moradia, lazer, cultura e convivência familiar ou comunitária. O Programa será formado por Núcleos Mirins, formado por 100 crianças, no mínimo, e até 300, oriundos de família com baixo poder aquisitivo de renda, ou estudantes da rede de ensino do estado ou do município.

Flora Izabel justifica, que “o projeto apresenta-se como alternativa para auxiliar na formação do cidadão, notadamente, crianças na faixa de 07 a 17 anos de idade”. Esses menores serão assistidos por meio de profissionais da psicologia, serviço social, psicopedagogia e psiquiatria, se necessário.

 

 

Os núcleos do Programa Sócio- Educativo – Preventivo Mirim Cidadão funcionará, um a cada três bairros de Teresina, numa escola do Estado ou em uma base comunitária mirim. No interior do Estado do Piauí será um núcleo a cada seis bairros ou povoados.

Cada núcleo será composto de 1 Coordenador, Coordenador Adjunto, 1 Secretário, 4 Educadores Sociais, 1 Assistente Social, 1 Psicólogo e estagiário, 1 Pedagogo e estagiário, 1 Educador Físico e estagiário e 1 Psicopedagogo e estagiário. Também haverá um trabalhador de serviços gerais pelo período de quatro anos.

 

 

 

Coordenação – A Coordenação Programa Mirim Cidadão será composta de 22 membros da Polícia Militar, 2 policiais civis, 2 bombeiros militares, 1 Coordenador de Núcleo Mirim por cada território do Estado. A Coordenação Estadual do Programa atuará por um mandato de 2 anos, sendo vedada a recondução.

 

 

 

 

 

Emerson Brandão – Edição: Katya D’Angelles

Av. Mal. Castelo Branco, 201 - Cabral - Teresina/PI (86) 3133-3022 Copyright © 2019 - Assembleia Legislativa do Piauí