Teresa Britto propões a realização de testes rápidos para Covid-19 na população
30/06/2020 13h53

A deputada Teresa Britto (PV), primeira oradora na sessão desta terça-feira (30) na Assembleia Legislativa, parabenizou a Casa pela volta aos trabalhos presenciais, lembrando que as atividades continuaram sendo feitos virtualmente através das plataformas na internet nesses mais de dois meses de pandemia da Covid-19.

A deputada solicitou que sejam realizados testes para a Covid-19 em toda a população, para evitar que o coronavírus avance no Piauí. E lembrou que, segundo dados da Prefeitura Municipal de Teresina,  a situação é de calamidade em relação a doença, já que muitas pessoas estão perderam os empregos. Sobre a atuação do Governo do Estado, a parlamentar observou que a única providência adotada foi o isolamento social.

“Eu faço parte da Comissão de Acompanhamento à Covid e tenho cobrado as ações do governo também em relação à Covid-19. Até agora não temos recebido cópias de documentos ou de um ou relatório sobre os gastos com a Covid. Também temos muitas dúvidas em relação ao atendimento aos doentes e ao tratamento também aos profissionais”, relatou.

Teresa Britto lembrou ainda a situação dos hospitais visitados por ela, ainda no ano passado, quando foram feitas as denúncias pela população de um modo geral, pelos pacientes e ainda pelos profissionais de Saúde, como a falta de medicamentos e salários atrasados.

A parlamentar ressaltou que irá retomar as visitas aos hospitais do interior e da capital para saber das ações já realizadas em decorrência das denúncias feitas por ela.

Teresa Britto lamentou o fato de o governador Welligton Dias ter adiado o concurso público para os profissionais de saúde. 
“Não é só isolar o povo, mas sim valorizar os profissionais de saúde. Eles são heróis, mas precisam se sentir heróis”.

Aparte – O deputado Gustavo Neiva (PSB) enalteceu o trabalho da Comissão de Saúde da Alepi, da qual ele faz parte, e cobrou do Governo do Estado o procedimento feito em relação ao Consórcio Nordeste. "Queremos saber o que o governado entregou ao Consórcio Nordeste para não receber os respiradores e nem o dinheiro de volta. Queremos saber de toda essa documentação do Consórcio Nordeste”.

O parlamentar finalizou sua fala parabenizando a deputada Teresa Britto pelo trabalho realizado na Comissão de Saúde e nas visitas aos hospitais do Piauí, o que permitiu a visibilidade da grave situação desses estabelecimentos pelos membros da referida comissão.

A deputada voltou a dizer que será preciso uma fiscalização ainda mais rígida com os recursos gastos durante a pandemia da Covid-19 e com os servidores. E frisou que a população não pode morrer à mingua; que tem gente passando fome sem condições de comprar um pão.

Lindalva Miranda - Edição: Katya D'Angelles

Av. Mal. Castelo Branco, 201 - Cabral - Teresina/PI (86) 3133-3022 Copyright © 2019 - Assembleia Legislativa do Piauí