Escola do Legislativo atende mais de 300 pessoas em 2020
13/03/2021 12:38

Em 2020, a Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão suspendeu as atividades presenciais por recomendação de órgãos de saúde em função da pandemia da Covid-19. Com isso, foi feita parceria com o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) na divulgação de oito cursos oferecidos pelo Instituto na modalidade à distância. Os cursos de pós-graduação tiveram prosseguimento por meio remoto, sendo ministradas 10 (dez) especializações, atendendo 338 (trezentas e trinta e oito) pessoas, além de realização de lives aos alunos de pós.

Foram realizadas 10 (dez) lives para os alunos de pós-graduação: Arrecadação, gastos e prestação de contas na pré-campanha; Pré-campanha na internet e redes sociais; Abuso de poder nas eleições; Compliance da prestação de contas; Passo a passo para redução de riscos; Direito Constitucional em tempo de crise; Audiência por videoconferência dos Juizados Especiais; Segurança Pública; Setembro Amarelo - Sobre viver um luto por suicídio.

Pós-graduação - Através da plataforma virtual, mais de 300 (trezentos) alunos de pós-graduação assistiram aulas dos seguintes cursos: Direito Público; Direito Constitucional Eleitoral; Direito Penal e Processo Penal; Direito Civil e Processo Civil; Ciências Penais e Segurança Pública; Direito das Famílias e Sucessões; Direito do Trabalho e Previdenciário; Gestão Pública com Ênfase em Licitações e Contratos; Direito Agrário e Ambiental e Tribunal do Júri.

0s cursos disponibilizados pelo Instituto Legislativo Brasileiro em parceria com a Escola do Legislativo foram: Cerimonial no ambiente legislativo, Desenvolvimento de equipes, Excelência no atendimento, Gestão estratégica com foco na administração pública, Introdução ao orçamento público, Administração do tempo, Educação financeira e Gestão de projetos. Esses cursos foram divulgados nos canais de mídias sociais da Escola e transmitidos pelo portal do ILB.

De acordo com o coordenador-geral da Escola do Legislativo, Francisco Farias, apesar das limitações impostas pela pandemia da Covid-19, no ano passado, o saldo foi considerado positivo em suas ações, principalmente pelo alcance social que a Escola obteve junto à comunidade piauiense (e até de outros estados) e às instituições conveniadas, como a Faculdade Adelmar Rosado (FAR), Ministério Público (MP-PI), Tribunal de Justiça (TJ-PI), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), entre outras.

“Observamos a importância da expansão da Escola do Legislativo para os demais municípios do Estado, nos quais se fazem presentes os legisladores municipais. A Escola tem o propósito de trabalhar mediante atividades externas em consonância com o INTERLEGIS, programa do Senado Federal, com formação na modalidade a distância”, ressaltou o diretor Leonardo Silveira, acrescentando que diversos cursos continuam sendo ofertados para várias áreas profissionais de forma virtual neste ano, uma vez que o país ainda vive momento de cuidado redobrado e precaução em decorrência da Covid-19.