Pós em Ciência Política e Políticas Públicas iniciou sexta-feira
02/02/2021 21:14

Começou na última sexta-feira (05), às 18h, mais um curso de pós-graduação da Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão em parceria com a Faculdade Adelmar Rosado (FAR) e Fundação Delta do Parnaíba(FUNDELTA) pela plataforma online, seguindo o cumprimento dos protocolos sanitários para o combate à Covid-19. Trata-se de Ciência Política e Políticas Públicas.

A aula inaugural teve a disciplina “Ciência Política: objeto de estudo e suas aplicações práticas”, ministrada pelo professor e doutorando em Ciência Política pela Universidade de Campinas-SP (UNICAMP), Vitor Vasquez, que analisa as comissões permanentes da Câmara dos Deputados no processo legislativo brasileiro. Ele também é Mestre em Ciência Política pelo programa de pós-graduação desta área no IFCH-UNICAMP; possui graduação em Ciências Sociais com habilitação na área de Ciência Política. É membro  do Grupo de Estudos em Política Brasileira, associado ao Centro de Estudos de Opinião Pública e do Grupo de Estudos  Legislativos da UNICAMP.

Vitor Vasquez atua como pesquisador no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e no projeto temático Instituições Políticas, Padrões e Interação Executivo-Legislativo e Capacidade Governativa com áreas de interesse em estudos legislativos, eleições, partidos políticos e política local.

Ciência Política - A pós-graduação vem ao mercado com o propósito de trazer renomados profissionais da Ciência Política brasileira para disponibilizar aos alunos todo o instrumental de análise de partidos políticos, dos sistemas eleitorais, das teorias contemporâneas que discutem a institucionalização democrática, dos movimentos sociais e nossas instituições políticas, além de focar a pauta de elaboração, análise e proposição de políticas públicas.

O público-alvo da pós abrange desde formados na grande área das Ciências Sociais, bem como quaisquer interessado(a) pelo mundo da política e das ideais que a formam.

De acordo com a coordenadora de pós-graduação da Escola do Legislativo, Socorro Barreto, o corpo docente contará com professores competentes de diversas universidades brasileiras e pesquisadores experientes em elaborar projetos de pesquisa, que estudam os temas que permeiam o atual debate político nacional e internacional.

"Julgamos oportuna a abertura desta turma neste momento de efervescência política em que vivemos, buscando entender as ideias, teorias, nuances da política pelo olhar sempre objetivo e cético da ciência”, ressaltou o diretor da Escola do Legislativo, Leonardo Silveira.