Vagas abertas para Cerimonial Público e Protocolo
19/02/2020 10:26

Está confirmado mais um curso de Cerimonial Público e Protocolo a ser realizado pela Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão, de 18 a 29 de maio, das 14 às 18h. A carga horária é de 40h.

O curso é destinado para chefes e assessores de Cerimonial, Relações Públicas, assessores de Comunicação Social, chefes de gabinete e pessoas interessadas na área.

O cerimonial e o protocolo são focados na organização dos eventos públicos quer sejam em nível federal, estadual ou municipal. Em um mundo cada vez mais globalizado é de fundamental importância a adequação das normas que rege o Cerimonial Público. No dia a dia das instituições são realizados acordos bilaterais, convênios, contratos, visitas protocolares nacionais e internacionais, inaugurações, posses, entrega de medalhas, almoços e jantares de negócios e tantos outros eventos que requerem conhecimentos básicos na área.

Segundo a instrutora Emília Nunes, o objetivo do curso é capacitar profissionais que trabalham com eventos públicos em conhecimentos básicos para realização de solenidades com excelência, na presença de autoridades federais, estaduais e municipais.

Os alunos vão ter conhecimentos sobre tipos de cerimonial, protocolo, etiqueta, cerimonialista, mestre-de-cerimônias. Consta ainda no conteúdo programático quebra de protocolo; competência do Cerimonial; perfil do cerimonialista; Legislações aplicadas ao Cerimonial: Dec. 70.274 , Lei 5.700, manual de Redação e outras. No trabalho final, cada aluno deve apresentar uma solenidade envolvendo todos os participantes da turma.

Instrutora

Emília Nunes já possui 18 anos de atuação como cerimonialista na área pública. Nutricionista graduada pela Universidade Federal do Piauí e pós-graduada em Controle na Administração Pública pelo Centro Unificado de Teresina – CEUT. Atuou como Chefe do Cerimonial do Governo do Estado do Piauí, chefe do Cerimonial e Eventos da Associação Piauiense de Munícipios-APPM, chefe de Gabinete da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Teresina e assessora Técnica do Cerimonial do Governo do Estado do Piauí. Atualmente é assessora do Cerimonial do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, diretora de eventos do Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo, acadêmica ocupante da cadeira nº 24 da Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo, acadêmica correspondente da Academia Argentina de Ceremonial.

Inscrição

As inscrições já podem ser feitas pelo e-mail elepicp@hotmail.com ou na secretaria da Escola do Legislativo. Servidor da Assembleia paga R$180, servidor público R$190 e público externo R$200. Requisitos para se inscrever é ter o 2º grau completo e apresentar comprovante de residência, CPF e de pagamento da taxa.