Escola faz balanço das atividades de 2018
06/02/2019 10:02

A Escola do Legislativo Prof. Wilson Brandão tem como principal tarefa o atendimento à demanda apresentada pela Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, através de sua Mesa Diretora, Deputadas e Deputados, bem como, das demais organizações públicas, quer no âmbito estadual, federal ou municipal, de todos os poderes constituídos. Dessa forma, a partir do encaminhamento do pedido de solicitação de cursos, seminários, palestras e treinamentos são elaboradas as propostas para o desenvolvimento das atividades requeridas.

 

Além daqueles trabalhos diretamente relacionados com a função precípua da Escola do Legislativo, esta, também, desenvolve atividades diversas que objetivem estreitar as relações do Poder Legislativo Estadual Piauiense com a Comunidade, desenvolvendo outras atividades fins, que visem melhorar e qualificar um número bem maior de cidadãos para a atividade profissional e pessoal, dando assim, suporte para uma elevação do padrão e da qualidade de vida.

 

Abaixo estão as atividades desenvolvidas pela Escola do Legislativo em 2018.

1. DOS CURSOS, SEMINÁRIOS, PALESTRAS E TREINAMENTOS 

1.1 Na Extensão

Foram atendidas 158 pessoas pelos cursos ministrados nesta Escola, com cerca de 10% destinados ao público interno da Assembleia Legislativa do Piauí e o restante, aos demais órgãos públicos federais, estaduais e municipais, além de diversas instituições comunitárias e profissionais liberais.

 

1.1.1 INTRODUÇÃO A AUDIODESCRIÇÃO

Ministrado no período de 15 a 19 de janeiro de 2018, para Professores que trabalham com educação especial, pelo Professor Ernani Nunes, que é Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e especialista em Ensino de História das Artes e da Religião e pela Universidade  Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), na sala de aula desta Escola do Legislativo, num total de 60 horas/aulas, cujo objetivo foi capacitar aos participantes para o exercício de uma profissão importante, com 20 participantes.

 

Áudiodescrição é um método que traduz imagens em palavras a fim de tornar as imagens acessíveis às pessoas com deficiência visual  e é direcionado àqueles que convivem  com deficientes visuais, tais como familiares, professores, profissionais dos meios de comunicação e da área da saúde, guias turísticos, e todos que desejam enriquecer  sua capacidade comunicacional para tornar as imagens mais compreensíveis, como por exemplo, programas de televisão, passeios, teatros, atividades escolares, exames médicos.

 

1.1.2 PLANILHAS ELETRÔNICAS DO EXCEL

Excel Básico, turma "A" com 16 participantes, ministrado nas dependências da CAPs da Secretaria Municipal de Finanças da Prefeitura de Teresina, no período de 15 de maio a 19 de junho, num total de 30 horas/aulas, pelo Professor Josias Abreu.

Excel Avançado com 13 participantes, também ministrado nas dependências da CAPs da Secretaria Municipal de Finanças da Prefeitura de Teresina, no período de 14 de maio a 20 de junho, num total de 30 horas/aulas, pelo Professor Josias Abreu.

O curso foi preparado especificamente para aplicação pelos Auditores Fiscais da Prefeitura de Teresina, no tocante ao manuseio da operacionalidade com as tabelas dos tributos afeto e de responsabilidade do Município - IPTU, ISS entre outros.

 

1.1.3 LICITAÇÕES E CONTRATOS COM FORMAÇÃO EM PREGOEIRO

O curso foi ministrado nas dependências da Escola do Legislativo, pelo Professor Especialista Elder Jales, com carga horária de 40 horas/aulas, no período de 07 a 18 de maio de 2018, tendo a participação de profissionais autônomos, ligados a área. O objetivo do curso foi capacitá-los para o exercício dessa profissão de grande importância para a sociedade. Com 31 participantes.

 

1.1.4 ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS

Realizado de 18 a 29 de junho de 2018, ministrado pela Professora Lucineide Rodrigues, para pessoas da Comunidade, alternadamente na Sala do Interlegis e da CCJ, num total de 40 horas/aulas, cujo objetivo foi capacitar aos participantes para as atividades atinentes a captação de recursos para alcançar objetivos em diversas atividades, quer no setor público ou privado, com 18 concludentes.

 

1.1.5 FOTOGRAFIA DIGITAL

O Curso foi ministrado nas dependências da Escola do Legislativo, pelo Prof. Terceiro Matos, com carga horária de 30 horas/aulas, no período de 06 a 15 de agosto de 2018, tendo a aprovação de 09 participantes.

 

1.1.6 EDITORAÇÃO ELETRÔNICA

O Curso foi ministrado nas dependências da Escola do Legislativo, pelo Prof. Terceiro Matos, com carga horária de 40 horas/aulas, no período de 27 de agosto a 10 de setembro de 2018, tendo a aprovação de 09 participantes.

 

1.1.7 PRODUÇÃO EM TV

O Curso foi ministrado nas dependências da Escola do Legislativo, pela Profª. Alexandra Teodoro, com carga horária de 30 horas/aulas, no período de 22 a 26 de outubro de 2018, tendo a aprovação de 10 participantes.

 

1.1.8 LICITAÇÃOE CONTRATOS COM FORMAÇÃO DE PREGOEIRO

O Curso ministrado nas dependências da Escola do Legislativo, pelo Prof. Elder Jales, com carga horária de 40 horas/aulas, no período de 26 de novembro a 07 de dezembro de 2018, tendo a participação de 50 alunos.

 

2. Seminário/Palestra/Eventos

2.1 - Iº Seminário Nacional de Educação para a Vida, realizado nos dias 23 e 24 de março de 2018, no Cine Teatro na Alepi com os seguintes temas: Comportamentos Autodestrutives; Infância não é fase de construir currículum; Educação Contemporâneas; Saúde Emocional de Crianças. Ministrantes: Dr. Luizir de Oliveira; Dr. Carlos Henrique de Araújo Neto; Daniel Becker; Prof. Elielson Maciel Santana; Dr. Aislan Leal; Prof. Alessander Mendes; Drª.Tânia Paris. Com a participação de 191 estudantes e professores, tendo uma carga horária de 20 horas/aulas.

 

2.2 - Participação da solenidade de colação de grau de Cursos oferecidos pela Faculdade Estácio/CEUT de Teresina, envolvendo 210 bacharéis concludentes nas áreas de Direito, Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Jornalismo e Publicidade e Propaganda. O evento aconteceu no espaço do Atlantic City, no dia 02.04 a partir das 20 horas. Presente o Coordenador Geral desta Escola Profº. José Neto. Esta IES mantém convênio com a Alepi desde 2007. Com a denominação anterior de CEUT foram iniciadas as primeiras pós-graduações elaboradas e autorizadas pelo MEC.

 

2.3 - Visita de alunos da Escola CPI de Teresina nos dias 03 e 12 de abril de 2018, na Sala de Aula da Escola do Legislativo para falar sobre o papel do Poder Legislativo, a divisão tripartite da forma de governo e responder aos questionamentos dos estudantes quanto a importância da escolha dos membros do Legislativo e Executivo. Dessa Escola foram recepcionados 140 estudantes e respectivos Professores da área de Filosofia e Sociologia. Participaram da aula de cidadania o Profº. Edmar Rodrigues Junior, Diretor desta Escola e o Profº. José Neto Lopes, Coordenador Geral. Logo após, estudantes e professores foram acompanhados de visita guiada por Funcionários do Cerimonial, pelas dependências da Alepi, incluindo o Plenário, para assistirem a uma Sessão Plenária.

 

2.4 - Ciclo de Palestra sobre Mudanças na Legislação Eleitoral, Planejamento e Marketing para Políticos, ministrado no dia 19 de abril de 2018, no Cine Teatro da Assembleia Legislativa, com a presença de 63 pessoas.

 

2.5 - No dia 30 de maio de 2018 foram recepcionados 50 estudantes do Centro Estadual de Educação de Tempo Integral Pedro Coelho de Resende, do Município de Boa Hora, sob orientação do Joares Cavalcante, que já foi servidor desta Casa Legislativa, também acompanhados de Professores. Participaram da aula de cidadania o Deputado Antônio Félix, primeiro Presidente desta Escola, o Profº. Edmar Rodrigues Junior, Diretor da Escola e o Profº. José Neto Lopes, Coordenador Geral. Em seguida os estudantes foram acompanhados de visita guiada pelas dependências da Alepi, incluindo o Plenário, para observarem uma Sessão Plenária. Esteve presente o Coordenador de Projetos desta Escola Profº. Francisco Farias da Rocha.

Registrado as presenças de 654 pessoas nessas modalidades.

 

 2.6 32º Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel). Com apoio da Escola de Gestão Pública (EGP) do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, o evento reuniu, de quarta 7 a 9 de novembro e profissionais, que ministrou palestras e oficinas, com a apresentação de iniciativas bem-sucedidas e projetos das escolas corporativas. Outra atração foi a entrega do 4º Prêmio Abel.

A abertura teve início às 19 horas, no auditório do TCE-PR. Durante o evento ocorreu o lançamento da edição especial da Revista de Informação Legislativa, do Senado Federal, comemorativa aos 30 anos da Constituição, pelo coordenador de Edições Técnicas do Senado, Aloysio Brito Vieira.  Outro lançamento foi a Cartilha de Atividades da Constituição em Miúdos, pela autora, Madu Macedo, diretora da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Pouso Alegre (MG).

 

Programação

Na manhã da quinta-feira (8), o professor Antônio José Barbosa, consultor legislativo do Senado Federal e professor da Universidade de Brasília, ministrou a palestra "A Constituição Cidadã e as Escolas do Legislativo: Uma Trajetória Histórica".  Em seguida, o assessor especial da Presidência do TCE-PR Rhodrigo Deda falou sobre "O Desafio da Inovação: As Escolas do Legislativo e de Contas como Instrumentos de Transformação".

À tarde, ocorreu a assinatura do Protocolo de Intenções entre a Escola de Administração Fazendária (Esaf) e a Abel, com as presenças de Fernando Meneguim, diretor da Esaf, e Florian Madruga, presidente da associação. Em seguida aconteceu a apresentação dos projetos das escolas associadas à Abel.

A programação de sexta-feira (dia 9) foi realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná. Pela manhã, a doutora em Direitos Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) Márcia Carla Pereira Ribeiro, falou sobre as normas de introdução do Direito brasileiro e a necessidade de percepção das consequências de atos das autoridades.

Em seguida, aconteceu a apresentação do projeto Educando para a Democracia na Era Digital, do Centro de Formação, Aperfeiçoamento e Treinamento da Câmara dos Deputados. No encerramento, foram conhecidos os vencedores do 4º Prêmio Abel e divulgada a Carta de Curitiba, com as principais conclusões e propostas do evento.

3. NA PÓS GRADUAÇÃO

 

Os cursos ministrados nessa modalidade, executados pela FAR atingiram 1.039 pessoas, assim distribuídos:

 

1- Direito Eleitoral

Início: 23.02.2018

Quantidade de alunos: 30

 

2 - Direito Civil e Processo Civil – Turma VII

Início: 23.02.2018

Quantidade de alunos: 72

 

3 - Direito Civil e Processo Civil – Turma VIII

Início: 23,02.2018

Quantidade de alunos: 61

 

4 - Direito Penal e Processo Penal - Turma I

Início: 16.02.2018

Quantidade de alunos: 51

 

5 - Direito Penal e Processo Penal - Turma II

Início: 23.02.2018

Quantidade de alunos: 62

 

6 - Direito do Trabalho e Previdenciário - Turma I

Início:16.02.2018

Quantidade de alunos: 72

 

7 - Direito do Trabalho e Previdenciário - Turma II

Início:23.02.2018

Quantidade de alunos: 36

 

8 - Direito do Trabalho e Previdenciário - Turma III

Início: 25.05.2018

Quantidade de alunos: 60

 

09 - Gestão Pública com Ênfase em Licitações e Contratos

Início: 26.03.2018

Quantidade de alunos: 54

 

10 - Comunicação, Marketing Político e Mídia Digitais

Início: 01.03.2018

Quantidade de alunos: 36

 

11 – Contabilidade, Finanças e Orçamento Público

Início: 05.03.2018

Quantidade de alunos: 47

 

12 - Direito Agrário e Ambiental

Início: 09.03.2018

Quantidade de alunos: 80

 

13 - Auditoria, Controladoria e Compliance

Início: 18.06.2018

Quantidade de alunos: 18

 

14. Medição de Conflitos

Início: 02.02.2018

Quantidade de alunos: 55

 

15 – Gestão Educacional com Habilitação em Docência do Ensino do Ensino Superior e Administração Escolar

Início: 29.01.2018

Quantidade de alunos: 51

 

16 – Direito Público com Ênfase em Municipal

Início: 22.02.2018

Quantidade de alunos: 48

 

17 – Direito Penal e Processo Penal – Turma 2018.IV

Início: 10.08.2018

Quantidade de alunos: 65

 

 

18 – Direito Civil e Processo Civil – Turma IX

Início: 17.08.2018

Quantidade de alunos: 44

 

19 – Direito do Trabalho e Previdenciário

Início: 31.08.2018

Quantidade de alunos: 57

 

20 – Gestão de Pessoas com Coaching e Liderança Empreendedora

Início: 29.10.2018

Quantidade de alunos: 40

Av. Mal. Castelo Branco, 201 - Cabral - Teresina/PI (86) 3133-3022 Copyright © 2019 - Assembleia Legislativa do Piauí