Fake News é tema de aula do especialista Marcelo Vitorino
12/04/2018 13:28

Fake News e os riscos da manipulação à democracia. Esses são os temas que serão abordados pelo escritor e consultor de Marketing  Político, Marcelo  Vitorino, uma das maiores referências  acadêmicas e profissionais contemporâneas no assunto do país. Ele vai ministrar  a  disciplina de Planejamento Estratégico e de Comunicação de Campanha Eleitoral pela pós-graduação de Comunicação, Marketing Político e Mídias Digitais da Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão. As aulas vão ser realizadas nesta sexta-feira (13) e sábado (14).


Marcelo Vitorino disse que irá instruir  como  organizar  uma campanha política de forma profissional,  planejada,   levando em consideração as mudanças ocorridas com a  reforma política brasileira, que  segundo ele, colocaram a  internet  em grande destaque, pela permissão de arrecadação e ainda do impulsionamento de publicações. "Essa campanha dividirá candidatos entre análogos e digitais em um cenário de disputa nunca visto antes, exigindo conhecimento e visão de  futuro para os eleitos”, alerta  o consultor,  que em 2016 treinou a equipe do atual prefeito de Timon, Luciano Leitoa.


Vitorino é professor de Comunicação e Marketing Digital pelo Centro de Inovação e Criatividade da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP) e pela Presença Online. Tem atuação profissional nacional, enquanto  consultor  político, com participação ativa em campanhas como as de Gilberto Kassab (Prefeitura de São Paulo) e Marcelo Crivella (Prefeitura do Rio de Janeiro); governos de Santa Catarina, Rondônia e Ceará, com Raimundo Colombo, Confúcio Moura e Camilo Santana, respectivamente. Também atuou na campanha de José Serra à presidência da República.


Além da participação em campanhas, Marcelo Vitorino fez treinamentos para militâncias  partidárias de algumas das principais siglas partidárias, entre elas o   PT, PC do B, PMDB, PSB, PSDB, PSD, Solidariedade, DEM, PRB.


Na atuação como ativista político, ele defendeu pontos referentes a implementação do sistema de voto distrital e do voto impresso durante reforma política de 2015, em plenário da Comissão Especial de Reforma Política. Em 2017, defendeu também, por meio de relacionamento com parlamentares de diversos partidos, formas mais fáceis e transparentes para arrecadação de recursos por meio de doações de pessoas físicas, bem como, pela venda de produtos para financiamento de campanhas políticas.Marcelo Vitorino foi convidado pela Universidade de Salamanca para ministrar aula no Centro de Estudos Brasileiros sobre Fake News e a ameaça democrática.


Recentemente, ele  participou do programa Fantástico da Rede Globo em que tratou do tema que irá abordar com os acadêmicos e profissionais da área de Comunicação em Teresina.


As duas aulas vão estar disponíveis ao público externo. Para se inscrever é necessário entrar em contato com a secretaria da Escola do Legislativo, através dos telefones (86) 3133-3350/ 3352/ 99990-1366.

Av. Mal. Castelo Branco, 201 - Cabral - Teresina/PI (86) 3133-3022 Copyright © 2019 - Assembleia Legislativa do Piauí