Comunicação e Marketing Político é sucesso de público
21/07/2016 17:25

Com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), deputado Themístocles Filho, e do diretor geral da Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão, Edmar Rodrigues, foi aberto nesta segunda-feira, 1º, o mini curso sobre Comunicação e Marketing Político.

O mini curso foi a primeira atividade realizada pela Escola do Legislativo para o segundo semestre de 2016. Com carga horária de 8h, o mini curso foi ministrado pelo jornalista e professor cearense, Luiz Fernandes.

 

O público-alvo foram candidatos a cargos eletivos, políticos, assessores, jornalistas, publicitários e profisssionais de outras áreas. Como foi o caso de Maria Cacilda Lima, que trabalha em Relações Humanas e admitiu que ficou com vontade de ampliar os conhecimentos nesse segmento.

 

"Como liderar e ser liderado, zona de conforto, técnicas de empreendedorismo e de persuasão, como falar em público (rádio, Tv) e dicas para combater o nervosismo" foram alguns dos temas abordados no mini curso que foi distribuído nos períodos da tarde e noite.


O Marketing Político é um conjunto de técnicas e procedimentos que tem como objetivos adequar um candidato/candidata ao seu eleitorado potencial, procurando fazê-lo, num primeiro momento, conhecido do maior número de eleitores possível e, em seguida, mostrando o diferente de seus adversários, obviamente melhor posicionado." Adequar o candidato/candidata ao seu eleitorado potencial significa, basicamente, saber o que pensam e o que querem os eleitores em determinado momento", acrescentou o professor.


Segundo Fernandes, a partir dessas informações é possível compatibilizar o discurso do candidato/candidata com os anseios do eleitorado, fazendo com que se posicione de acordo com as preocupações da sociedade, sem contrariar sua história política. "O Marketing Político é algo mais permanente; está relacionado com a formação da imagem em longo prazo".

 

O presidente da Alepi, deputado Themístocles Filho, disse que o mini curso proporcionou aos políticos que têm pretensão de disputar cargos eletivos este ano a se preparar cada vez mais na busca de conquistar a credibilidade do eleitor, através de ações e discursos coerentes e que correspondam aos anseios do povo. "Para outros profissionais, especialmente os que assessoram os políticos, também foi uma uma grande chance de aprender novas técnicas e ferramentas para que o assessorado tenha maior visibilidade diante à opinião pública.

Av. Mal. Castelo Branco, 201 - Cabral - Teresina/PI (86) 3133-3022 Copyright © 2019 - Assembleia Legislativa do Piauí