Últimas vagas para Direito Tributário e Ciências Políticas
25/08/2015 20:12

Ainda há vagas disponíveis para dois cursos de pós-graduação: Direito Tributário e Ciências Políticas. As inscrições estão sendo feitas na Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão, de segunda-feira a sábado, nos turnos da manhã, tarde e noite.


Com relação ao cursos Ciências Políticas, as diretrizes teóricas das disciplinas estão balizadas no aprofundamento da democracia brasileira e piauiense, na consolidação da legitimidade do parlamento, na participação da população e na redução das desigualdades sociais e econômicas.


O curso, que possui uma carga horária de 390h/a e vai acontecer durante encontros quinzenais, tem o objetivo de propiciar espaço na formação e debate no campo da Ciência Política, formar profissionais para atuarem nas políticas públicas e no processo legislativo, além de possibilitar a formação na área da pesquisa, intervenção e avaliação nas políticas públicas e no processo legislativo.


Elaborado e coordenado pelo professor com doutorado, José da Cruz Bispo de Miranda, o curso será ministrado através de 13 disciplinas, que vão ser divididas em três módulos. O primeiro é sobre fundamentos teóricos. O segundo vai abordar política pública, processo legislativo e campanhas eleitorais. E o terceiro módulo vai abranger sociedade civil, política piauiense e pesquisa. Cada módulo terá 120 h/a, sendo que o último 150 h/a em virtude da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).


Com relação à avaliação dos alunos vai ocorrer por meio de dois processos: o do desempenho deles e institucional. A média aprovativa é de sete pontos e a freqüência mínima é de 75% do total da hora/aula da disciplina. O primeiro professor a ministrar aula será o jornalista e dr. Fenelon Rocha, que tratará sobre  “Ciência Política I – teóricos clássicos e modernos”.


“A contemporaneidade tem exigido pensamentos e comportamentos movidos por atitudes que expressam a capacidade de projeto e de liderança. As habilidades e as competências não param por aí. Parlamentares, assessores, lideranças comunitárias e políticas precisam estar aptos para a criação, organização e execução de campanhas eleitorais. Essas imprescindíveis para demonstrar a avaliação das lideranças políticas junto ao eleitorado”, disse o diretor da Escola do Legislativo, professor Edmar Rodrigues.


Segundo ele, o curso de Ciências Políticas tem a missão de capacitar e qualificar profissionais mais reflexivos, críticos, propositivos e atuantes na sociedade civil e nas instituições.

Av. Mal. Castelo Branco, 201 - Cabral - Teresina/PI (86) 3133-3022 Copyright © 2019 - Assembleia Legislativa do Piauí